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Pedágio 100% autônomo começa a funcionar no Brasil; veja como funciona

Publicado em 27/02/2025

Pedágios com pagamento sem interação humana, ao estilo das cancelas de shopping centers, já estão virando realidade no Brasil. Em diferentes regiões do país, há cada vez mais praças de pedágio tradicionais dando lugar ao sistema de autoatendimento. Em Pernambuco, por sua vez, já há estradas totalmente nesse esquema.

É o caso do sistema viário do Paiva, que engloba as rodovias estaduais PE-024 e PE-009 e outras vias secundárias, conectando a região metropolitana do Recife ao porto de Suape, em Cabo de Santo Agostinho (PE), e às praias do litoral sul pernambucano. Desde o ano passado, a concessionária Monte Rodovias optou pela tecnologia e o sucesso atraiu outros gestores viários para conhecê-la.

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Ao todo, há sete praças de pedágio no sistema viário do Paiva e, em todos, o atendimento é feito sem interação humana. É possível inserir o cartão na maquininha ou simplesmente utilizar o pagamento por aproximação, compatível com smartphones que têm Apple Pay, por exemplo. No caso de pagamento em dinheiro, a máquina ainda é capaz de fornecer troco. Uma vez pago, o motorista escolhe se quer o recibo do pedágio ou não.

A novidade acabou chegando às rodovias federais, com a primeira praça 100% automatizada estreando recentemente na BR-080, em Santa Rita do Novo Destino (GO). Segundo a Ecovias do Araguaia, cerca de 40 mil motoristas utilizaram essa modalidade no mês de janeiro, quando a tecnologia estreou. Dado o volume, é natural que haja problemas. Nesse caso, é possível pedir ajuda pela tela do totem e sempre haverá um funcionário à disposição no local, diz a concessionária.

Em outras praças de pedágios geridas pela Ecovias do Araguaia também há opção de usar as cabines autônomas. Nesses locais — assim como em pontos das rodovias Raposo Tavares e Castello Branco, em São Paulo —, a automatização é limitada: só há uma cabine automática em cada sentido, com prioridade para os veículos de passeio.

Confira a reportagem no Portal UOL.