A logística é um dos grandes desafios da economia brasileira. O Brasil ainda é um país bastante dependente dos transportes rodoviários. Segundo o IBGE, mais de 60% do transporte de carga é feito por estradas.
Em 2025, foi proposta uma nova versão do Plano Nacional de Logística, uma ferramenta para projetar e encontrar os caminhos de eficiência para o país.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, defende que esse plano seja diferente de tentativas anteriores e que envolva não apenas a sua pasta, mas outros setores do governo federal.
‘Fazendo isso, reunidamente, Ministério de Portos e Aeroportos, Ministério dos Transportes, Ministério do Planejamento e a Casa Civil colaborando com a coordenação geral disso tudo. Então eu entendo que é importante, mas a gente precisa ter um Plano Nacional de Logística diferente de outros planos do passado, para não ficar um plano no papel, plano que se relacione com o que está sendo feito na prática, tanto pelo governo quanto pelos investimentos privados’.
Renan Filho abriu a série de debates Logística no Brasil, evento promovido pelo jornal Valor Econômico em Brasília na última semana. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, endossa o pensamento do colega. Segundo ele, faltou ao Brasil, em oportunidades anteriores, discutir o papel da infraestrutura para o desenvolvimento do país:
‘Acho que para a gente falar em desenvolvimento, crescimento, prosperidade, geração de oportunidades, é preciso que a gente fale efetivamente na agenda da infraestrutura brasileira. Eu digo sempre que na Constituição de 88 foi discutido saúde, educação, segurança pública, mas faltou, na minha avaliação, um debate mais profundo do papel da agenda logística no Brasil’.
Ao longo desta semana, a CBN apresenta outros destaques desta série de debates que reuniu autoridades e especialistas para falar sobre os desafios e oportunidades da logística no Brasil.
Fonte: CBN