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Investimentos em infraestrutura de transportes devem chegar a R$ 40 bilhões em 2025, afirma ministro

Segundo Renan Filho, o país vive o maior ciclo de investimentos em transportes desde 2014
Publicado em 03/09/2025
Investimentos em infraestrutura de transportes devem chegar a R$ 40 bilhões em 2025, afirma ministro

A Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara dos Deputados realizou, na última quarta-feira (20), uma audiência pública com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para discutir as prioridades da pasta em 2025. O encontro contou com ampla participação de parlamentares e, de acordo com o responsável pela pasta do governo, o Brasil vive o maior ciclo de investimentos em transportes das últimas décadas.

Segundo Renan Filho, o país vive o maior ciclo de investimentos em transportes desde 2014. Os aportes, que somaram R$ 15,6 bilhões em 2023 e já chegaram a R$ 23 bilhões em 2024, devem alcançar R$ 40 bilhões em 2025 com as concessões em andamento. Para ele, a combinação de recursos públicos e privados reforça a atratividade do Brasil a novos investidores estrangeiros e amplia a competitividade global do setor.

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Parlamentares defenderam maior integração logística e avanços em diferentes modais. O deputado Leônidas Cristino (PDT/CE) criticou a matriz nacional de transportes e destacou o potencial das hidrovias. Afonso Hamm (PP/RS) enfatizou a recuperação viária no Rio Grande do Sul e a segurança nas rodovias. Juninho do Pneu (UNIÃO/RJ) citou melhorias na Dutra e em municípios do Rio de Janeiro, enquanto Kiko Celeguim (PT/SP) defendeu a infraestrutura como motor do crescimento econômico.

Outros temas também entraram na pauta, como ajustes no modelo de pedágio eletrônico free flow, apontados pelo deputado Hugo Leal (PSD/RJ), e a recuperação de rodovias federais no Maranhão, lembrada por Hildo Rocha (MDB/MA).

Em resposta, Renan Filho citou obras estratégicas em andamento, como a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO), a Transnordestina, a ponte bioceânica, a ponte Neópolis-Penedo e a duplicação da BR-101 em Santa Catarina. Ele defendeu a modernização do processo de habilitação, para tornar a CNH menos burocrática, e reforçou a importância da integração entre logística e tecnologia para ampliar a competitividade nacional.

Fonte: Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC)