Novo HERE Live Sense utiliza a inteligência artificial para manter os motoristas informados em tempo real, aumentando a segurança no trânsito

 

 

Utilizar os smartphones para facilitar o uso de serviços no cotidiano já é bem comum. Em se tratando de segurança no trânsito, a tendência é que a digitalização traga ainda mais inovações para ajudar os motoristas. Pensando nisso, a HERE Technologies, líder global em serviços de mapeamento e serviços de localização, anunciou o HERE Live Sense, um software que transforma dispositivos móveis com câmeras frontais em sensores inteligentes capazes de fornecer informações em tempo real a respeito do trânsito.

 

Através do uso de inteligência artificial e de Machine Learning, o HERE Live Sense pode detectar: objetos na estrada, outros veículos, pedestres ou ciclistas, além de toda a infraestrutura rodoviária, como semáforos e sinais de trânsito e potenciais riscos, como buracos, fechamentos de estradas ou vias em obras.

 

Com base no que é detectado, o sistema fornece informações por meio de notificações visuais e de áudio, que ajuda o motorista a tomar a decisão mais correta sobre qual ação deve ser executada a seguir. Tudo isso acontece em tempo real no próprio dispositivo, sem a necessidade de processamento de dados na nuvem ou de conexão com a internet. O HERE Live Sense também tem a capacidade de detectar alterações em relação ao mapa de bordo para manter os motoristas informados sobre uma mudança no limite de velocidade, por exemplo.

 

“A segurança do motorista é fundamental em tudo o que fazemos. Hoje ainda existem milhões de carros e de passageiros nas ruas sem a tecnologia necessária para ficarem informados sobre os possíveis riscos. O sistema do HERE Live Sense ajudará a mudar isso”, afirma Angel Mendez, diretor de operações da HERE Technologies. “Ele detecta objetos, mudanças no trânsito e condições da estrada que podem levar a situações adversas e notifica os motoristas a tempo de agir”.