O Governo da Bahia assinou um contrato de financiamento de R$ 600 milhões com a Caixa Econômica Federal, para custear obras de mobilidade urbana, tendo o projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) como destaque principal.
A assinatura ocorreu na sexta-feira (19), mas foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta quinta (25).
O contrato de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA), uma linha de crédito da Caixa Econômica Federal voltada ao financiamento de projetos de infraestrutura e saneamento ambiental, terá a instituição bancária como agente financeiro e a Companhia de Transportes da Bahia (CTB) como interveniente anuente e agente promotor.
PARTICIPE DA TRANSPOQUIP & EXPOPARKING 2026
Segundo publicado no Diário Oficial, os recursos só poderão ser aplicados conforme autorizado pela Lei nº 14.894, de 9 de maio de 2025, que autorizou o empréstimo.
O modelo dos trens que irão compor o sistema do VLT de Salvador foi divulgado no dia 10 de setembro pelo governo da Bahia. A fábrica onde estão os veículos, em Hortolândia, no interior de São Paulo, foi visitada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) e por 20 lideranças comunitárias do subúrbio, onde o modal será construído.
Durante a vistoria, o grupo viu o exterior e entrou em um trem que está passando por ajustes técnicos e operacionais, além de pintura e plotagem. O veículo será o primeiro a ser enviado à capital baiana, com previsão de chegada para o dia 5 de dezembro deste ano. Os primeiros testes nos trilhos serão realizados no início de 2026.
A montagem dos trens é de responsabilidade da Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF), empresa espanhola especializada na fabricação e manutenção de trens, VLTs e metrôs. As modificações atendem às exigências do projeto baiano desenvolvido pela CTB.
As mudanças incluem intervenções como o restabelecimento técnico-operacional, modernização e substituição de componentes desgastados, renovação da pintura, plotagem e testes de performance.
Conforme informou o governo, alguns vagões também passaram por alterações no projeto, para as necessidades de marisqueiras e pescadores do Subúrbio de Salvador. O grupo transportava os produtos nos trens que operavam na região antes de serem desativados, em 2021, e vai precisar seguir com a atividade quando o novo modal entrar em operação.
O trem do VLT de Salvador é do modelo URBOS 3, que, segundo o governo da Bahia, é considerado um dos melhores do mundo devido à sua durabilidade, eficiência e conforto. O modelo foi lançado em 2008 e é fabricado pela CAF.
Ao todo, são 1,9 mil unidades espalhadas em mais de 50 países, como Espanha e Austrália. Na capital baiana, serão 40 composições, cada uma delas formada por sete vagões, com duas cabines de comando nas extremidades e 45 metros de comprimento, de ponta a ponta.
No interior, o trem elétrico tem assentos confortáveis e poltronas com acessibilidade, que comportam 400 passageiros. A velocidade é de até 70km/h.
Confira a reportagem completa no G1.
Foto: Divulgação Governo do Estado da Bahia