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Construtora italiana firma parceria com empresa brasileira para concorrer ao leilão do Túnel Santos-Guarujá

Publicado em 20/05/2025
Construtora italiana firma parceria com empresa brasileira para concorrer ao leilão do Túnel Santos-Guarujá

A Marquise Infraestrutura e a Webuild formaram um consórcio para participar do leilão do túnel Santos-Guarujá, previsto para o dia 1º de agosto na B3, em São Paulo. A Marquise já possui participação em algumas obras no Brasil e a Webuild é uma construtora italiana.

Renan Carvalho, diretor-presidente da Marquise Infraestrutura, classifica o leilão do túnel como “histórico”. O executivo também considera que a parceria com a empresa estrangeira pode aumentar as chances no leilão. “A Webuild tem a expertise do cenário internacional e nós temos a experiência aqui no Brasil”, afirmou à Agência iNFRA nesta quarta-feira (14).

A obra do túnel Santos-Guarujá está orçada em R$ 5,96 bilhões. O governo federal e o governo de São Paulo dividirão meio a meio o valor de R$ 4,96 bilhões, e o restante ficará a cargo da iniciativa privada por meio do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Segundo a CNN Brasil, pelo menos quatro consórcios também estão interessados no leilão do túnel Santos-Guarujá. São eles a CCC/Mota-Engil, a espanhola Acciona, que está construindo a Linha 6-Laranja do metrô de São Paulo, e a OEC (Odebrecht Engenharia e Construção). De acordo com a emissora, a OEC pode fechar uma parceria com a EGTC (antiga Queiroz Galvão) e uma terceira companhia, para viabilizar a parte financeira do consórcio.

No mês passado, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, realizou um roadshow na Europa em busca de interessados no empreendimento do litoral paulista. Ele estava acompanhado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Em entrevista na China realizada na última terça-feira (13), Silvio Costa Filho afirmou a jornalistas que empresas chinesas também estão demonstrando interesse no leilão do túnel. O ministro acompanhou a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país asiático.

“Grandes empresas da área da construção civil aqui da China querem participar do leilão. Agora, nos próximos 30 dias, um conjunto de empresas irá ao Brasil para poder participar efetivamente da formação de consórcios”, informou o ministro.

Outro assunto que movimenta o futuro da região é o leilão do megaterminal de contêineres do Tecon Santos 10, ainda envolto pelo debate sobre quem poderá participar do certame, previsto para acontecer em dezembro.

Questionada nesta quarta-feira (14) sobre se o Ministério de Portos e Aeroportos defendia ou não alguma restrição a empresas que já operam no Porto de Santos, a secretária-executiva, Mariana Pescatori, afirmou que a definição concorrencial caberá à ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários).

“A posição é da ANTAQ, que tem competência para fazer análise concorrencial, tecnicamente, se debruçando para entender qual é a melhor alternativa em termos de abertura da participação”, disse a jornalistas durante entrevista sobre a reunião ministerial de Transportes dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Ao ser perguntada se a pasta irá então acatar a sugestão do órgão regulador, a número 2 de Silvio Costa Filho disse ser preciso esperar o posicionamento da ANTAQ, ainda desconhecido, observou. “Eu ainda nem sei o que a ANTAQ vai sugerir. Então, vamos esperar”, finalizou.

Fonte: Agência Infra // foto: Ricardo Botelho