Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Ministério dos Transportes (MT) leiloaram, nesta quinta-feira (12/12), a Rota Verde, em Goiás. O grande vencedor foi Consórcio Rota Verde Goiás e agora será o responsável pela administração da rodovia pelos próximos 30 anos.
O leilão se deu pelo critério da menor tarifa, no qual a empresa Consórcio Rota Verde Goiás apresentou o maior percentual de desconto sobre a tarifa básica de pedágio 18,07%. Foram quatro concorrentes que deram lances no certame. Sendo que três delas disputaram à viva-voz.
O trecho abrange o contorno de Goiânia até a interligação com a BR-153/GO, se estende pela BR-060 até Rio Verde e, de lá, pela BR-452, até Itumbiara. É um trajeto essencial para o escoamento de produtos agrícolas e de bens manufaturados, já que Rio Verde ocupa a posição de 2º maior produtor de grãos do Brasil e o primeiro lugar no estado. O segmento vai do entroncamento da BR-060/GO com o Anel Viário de Goiânia/GO até o ponto próximo ao entroncamento com o Contorno de Rio Verde/GO; além da BR-452/GO, do entroncamento com a BR-060 em Rio Verde/GO até o entroncamento com a BR-153 em Itumbiara/GO.
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De acordo com o diretor-geral, Rafael Vitale, com o avanço das concessões no centro-oeste, as interlocuções entre Agência e entidades serão cada vez mais frequentes para o alinhamento das expectativas e melhorias que estão por vir para a população goiana e para todo o país. “Gostaria de parabenizar a vencedora. Percebemos que há um desejo muito grande de realizar. E nós seremos parceiros nessa transformação de um trecho que nunca foi concedido e que vai beneficiar toda uma região e o agronegócio”, apontou Vitale.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou o trabalho da ANTT e a parceria, especialmente nos 7 leilões que foram realizados em 2024. “Essa é a demonstração num país como o nosso, com um projeto bem feito, com competência e com diálogo administrativo e institucional, a gente tem condições de aproveitar a potência econômica que tem o Brasil. Quem faz esses leilões serem exitosos é o nosso país, que tem o maior pipeline de concessões rodoviárias do mundo neste momento”, afirmou o ministro.
Benefícios
O projeto tem potencial de gerar 58.389 empregos diretos, indiretos e efeito-renda, com quase R$ 7 bilhões em investimentos previstos. Entre as melhorias estão duplicação de 31,1 quilômetros de rodovia, implantação de 122,7 quilômetros de faixas adicionais e de 28,9 quilômetros de vias marginais. Ainda estão previstas instalação de um PPD, 14 passarelas de pedestres, 36 pontos de ônibus e 11 passagens de fauna.