Assistente virtual facilita a vida de caminhoneiros em rodovias

por admin_transpoquip

Desenvolvido por alunos da USP de Ribeirão Preto, BinoChat fala com os motoristas, resolvendo problemas e promovendo saúde, mas precisa de parceria para se tornar realidade nas estradas

Foto: Nilson Bastian/Câmara dos Deputados – Fotos Públicas

Estima-se que o Brasil possui cerca de 2 milhões de caminhoneiros. Esses profissionais passam semanas longe do lar, em estradas com infraestrutura precária e poucas redes de apoio às necessidades básicas, como alimentação, saúde física e psicológica. Para facilitar a rotina dos motoristas, um grupo de alunos da USP criou o BinoChat, assistente virtual para Whatsapp e Telegram.

O assistente nasceu em um Hackathon (competição que estimula desenvolvimento de soluções) promovido pelo Grupo CCR, uma das empresas de concessão de infraestrutura em rodovias do País; o tema, “Qualidade de vida e saúde para os caminhoneiros”. Integrante da equipe que idealizou o aplicativo BinoChat, o aluno Alisson Franclin Barbosa de Oliveira, do curso de Matemática Aplicada a Negócios da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da  USP, conta que o assistente pretende resolver problemas do cotidiano do motorista, como “onde comer ou dormir, encontrar pontos de apoio, se eles são grátis ou não, se possuem alimentação de qualidade”.

Foto: Divulgação/Binochat

O diferencial do Binochat, explica Oliveira, é que, além de resolver problemas relacionados às necessidades básicas, ajuda os caminhoneiros a encontrarem pontos de apoio médico e psicológico. Diz que a ideia surgiu a partir de uma pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), publicada em 2019, mostrando que 58% dos motoristas não fazem exames de prevenção e cerca de 96% não tratam problemas psicológicos. Em contrapartida, pressão alta, estresse, irritabilidade, baixa autoestima e depressão estão no topo da lista dos problemas que esses profissionais enfrentam.

Com a constatação dessa realidade de vida e saúde dos caminhoneiros brasileiros, o BinoChat foi projetado para apoiar esses trabalhadores da estrada, fornecendo orientações, tão logo receba informações sobre os sintomas do usuário. Oliveira conta que o assistente foi programado para encaminhar os motoristas, necessitados de ajuda, para redes de apoio como os serviços de atendimento em saúde mais próximos ou, até mesmo, para o Centro de Valorização à Vida (CVV).

Segundo o aluno da USP, o sistema utiliza linguagem simples, bastando apenas o caminhoneiro adicionar o número do assistente no celular e dizer “Oi”. O BinoChat envia opções como rotas, saúde, higiene, emergência e avaliação para o motorista selecionar o que precisa. “A ideia de utilizar processamento de linguagem natural facilita para o motorista. Nós evitamos acidentes só por isso, porque, no momento em que abre nosso assistente virtual, o caminhoneiro não precisa digitar, é só falar o que ele quer”, conta.

Interação entre caminhoneiro e aplicativo – Foto: Divulgação/Binochat

O projeto de Oliveira não ganhou a competição, mas o aluno conta que o grupo pretende continuar a desenvolver o assistente e que estão em busca de parcerias para terminá-lo. “Nosso projeto é muito bom para deixarmos morrer depois do Hackathon. Nossa equipe está motivada a fazer a diferença e tenho certeza de que nossa solução vai mudar a vida de muitas pessoas que estão na estrada todos os dias. A ideia é resolver um problema que existe e nós vamos resolver”, afirma.

O grupo de Oliveira, o BR242, é formado pelos alunos Leomar da Silva e Tomaz Alexandre Macedo Rodrigues dos Santos, ambos da FFCLRP; Paula Cristina dos Santos, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP e  Wesley de Oliveira Mendes, da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp).

Fonte: Jornal da USP

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