Depois de 171 dias fechado, a pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, voltou a receber voos comerciais na última segunda-feira (21).
O primeiro pouso ocorreu às 8h04, voo da Azul vindo de Campinas. Foi o primeiro de 71 voos confirmados para esta segunda-feira na capital gaúcha, após mais de cinco meses de operações paralisadas.
A expectativa é que cerca de 9.000 passageiros passem pelo terminal nesta segunda, entre pousos e decolagens, com as primeiras rotas ligando Porto Alegre a São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro e Brasília.
Os primeiros passageiros recebidos na sala de desembarque eram aguardados por grupos folclóricos, como banda de músicas alemãs e gaúchos trajados de com roupas típicas, além de representantes de hotéis e agências de turismo, um dos setores mais afetados pelo fechamento do terminal.
“O piloto se emocionou bastante, e eu fui tomado por essa emoção”, disse o publicitário paulista Edilson Alves Júnior, 44, que veio ao Rio Grande do Sul a trabalho.
“Quando nós decolamos, ele avisou que era o primeiro voo chegando em Porto Alegre, e no meio do voo fez um grande discurso contando como ele estava feliz de voltar para a casa dele. Nós aplaudimos várias vezes durante o voo”, acrescentou.
[…]
Nesta segunda-feira, o terminal de voos comerciais da base será encerrado.
Em nota, a Fraport Brasil, que administra o aeroporto, disse que o terminal está funcionando de forma parcial.
“Mesmo com testes, houve intermitência na recepção e distribuição de energia”, afirmou a concessionária na nota, dizendo ainda que uma equipe estaria atuando para sanar o problema.
SEJA UM EXPOSITOR DA TRANSPOQUIP E EXPOPARKING 2025
Andreea Pal, CEO da Fraport, falou que foi emocionante e uma felicidade ver não apenas os passageiros, mas os funcionários do aeroporto. “Está todo mundo encantado.”
Ela admitiu, contudo, que houve problemas no primeiro dia, principalmente no fornecimento de energia e no ar-condicionado. E reafirmou que o aeroporto só vai estar funcionando plenamente em dezembro.
A capacidade de 128 voos diários deve ser alcançada em novembro, com a liberação de 1.730 metros dos 3.200 metros da pista principal.
Já a entrega final está programada para 16 de dezembro, quando a parte ainda não concluída da pista será reaberta, permitindo a operação de voos internacionais.