O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, se reuniu, em Xangai, com a presidente do NDB (Novo Banco de Desenvolvimento), Dilma Rousseff, na quinta-feira. O objetivo era liberar novas linhas de financiamento para obras de transportes e infraestrutura logística do Novo PAC nas regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste.
Na ocasião, os representantes do ministério apresentaram uma carteira de projetos a serem financiados pelo empréstimo de US$ 500 milhões (R$ 2,7 bilhões) e discutiram os requisitos para o lançamento de novas linhas de crédito.
A priorização de projetos relacionados ao plano de transformação ecológica e à transição energética foi um dos pontos ressaltados por Dilma Rousseff no encontro.
“Estamos discutindo, fundamentalmente, como levar infraestrutura logística, portos, terminais e rodovias para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste”, declarou.
O secretário Nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros, Eduardo Tavares, destacou que a meta é acelerar a seleção dos projetos mais estratégicos, permitindo que novas linhas de financiamento sejam anunciadas já no segundo semestre de 2025, em alinhamento com a agenda da COP30.
Fonte: Agência Infra / Foto: Alexandre Costa/MIDR