Primeira fase das obras, com investimentos da empresa concessionária, está programada para ser entregue no final de outubro

O secretário Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura, Ronei Glanzmann, realizou, nesta quinta-feira (11), visita técnica para avaliar o andamento das obras do Aeroporto de Salvador. Glanzmann foi recebido pela diretoria do Salvador Bahia Airport, concessionária da VINCI Airports, que administra o aeródromo. A inspeção contou com a presença do vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis, e do diretor do Departamento de Outorgas e Patrimônio da SAC, John Weber Rocha.

As autoridades avaliaram o andamento das obras, iniciadas em abril do ano passado, e das áreas já entregues. Durante a visita, o secretário nacional avaliou positivamente a modernização do aeroporto, destacando que a ampliação do terminal de passageiros, além da requalificação de pistas e pátios, resultarão em um serviço de mais qualidade para a população. “É muito gratificante vir aqui e poder ver essa transformação. As obras estão rigorosamente em dia. Estamos bastante otimistas com o prazo de entrega”, comemorou Glanzmann. A primeira fase das obras, que já contempla 90% das intervenções previstas, está programada para ser entregue no final de outubro deste ano.

Atualmente, os passageiros já contam com melhorias na pista auxiliar, novos elevadores e escadas rolantes e a ampliação e reforma da área comercial. Em agosto, será entregue o novo píer de aeronaves, com seis pontes de embarque, e, até o final de setembro, a requalificação da pista principal, que está em sua última etapa; ampliação do pátio de estacionamento de aeronaves, novo sistema de manuseio de bagagens e inspeção de segurança, além da reforma e ampliação do terminal existente.

O vice-prefeito Bruno Reis destacou que as melhorias no aeroporto irão fortalecer o turismo e a economia. “Com essa modernização, quem ganha é a cidade, pois o aeroporto será capaz de atrair visitantes e gerar oportunidades de emprego e renda”, destacou.

O Salvador Bahia Airport está na lista dos dez aeroportos mais movimentados do país. Durante o ano de 2018, mais de 8 milhões de passageiros viajaram pelo terminal para cerca de 30 destinos com ligação direta, entre domésticos e internacionais. O aeroporto foi integrado à rede VINCI Airports em 2 de janeiro de 2018, através de um contrato de concessão com duração até 2047. A primeira fase das obras, que inclui a construção de uma nova área de 20 mil metros quadrados e a remodelação do terminal existente, estará concluída em outubro de 2019.

 

Assessoria Especial de Comunicação

Ministério da Infraestrutura