Interessados têm até o dia 03 de agosto para realizar a inscrição. São oferecidas 30 vagas para cada um dos novos cursos e os treinamentos serão de 17 de setembro a 7 de dezembro

Os interessados já podem fazer as inscrições até o dia 03 de agosto para as primeiras turmas dos novos cursos oferecidos pela Secretaria Nacional de Aviação Civil, do Ministério dos Transportes, de Gestão da Receita (CGRAR) e de Introdução à Segurança Operacional (CISOP), ambos voltados para a capacitação de pessoal que atuam em aeroportos regionais do país.

Clique aqui para realizar o seu cadastro.
[link: http://www.transportes.gov.br/component/content/article/52-sistema-de-transportes/7064-cadastro-aerodromos-treinar.html ]

Os candidatos precisam ser maiores de 18 anos e possuir vínculo empregatício com o operador aeroportuário ou com a instituição detentora da outorga do aeroporto (estado ou município). Apenas os aeroportos regionais cadastrados no Programa de Treinamento de Profissionais de Aeroportos (TREINAR) poderão inscrever candidatos para os cursos oferecidos pelo programa. A ficha cadastral está disponível pela internet na página do Ministério dos Transportes.

GESTÃO DA RECEITA – São oferecidas 30 vagas e o curso será ministrado a distância. Ao todo são 50 horas-aula no período de 17 de setembro a 7 de dezembro de 2018. O objetivo do treinamento é apresentar as melhores práticas, abordar os principais fatores do setor, conduzir atividades de concessão, privatização e contratação aeroportuária.

Além disso, os alunos aprenderão a avaliar performance de gestão aeroportuária, criar estratégias e planos de gestão de receita aeroportuária que os permitirão acompanhar as tendências do transporte aéreo, e apoiar os planos de desenvolvimento de infraestrutura aeroportuária no país.

SEGURANÇA OPERACIONAL – Também são ofertadas até 30 vagas que também será ministrado a distância. O treinamento tem 50 horas-aula, no período de 17 de setembro a 7 de dezembro de 2018, e o objetivo é formar profissionais com conhecimento específico na área de segurança operacional de aeroportos regionais.

Durante o curso, os alunos vão discutir e analisar requisitos nacionais e internacionais da segurança operacional; identificar e mitigar fatores de risco; identificar as consequências de um acidente resultado de não conformidade à regulamentação; avaliar aplicações de Sistemas de Gestão de Segurança Operacional no ambiente de aeroportos regionais; aplicar os conceitos de segurança operacional às obras de construção e reforma no sítio aeroportuário; e aplicar princípios de planejamento e resposta às emergências.

PARCERIA – Os novos cursos serão realizados em parceria com a Embry-Riddle Aeronautical University (ERAU), universidade americana que, desde 1926, treina e capacita o mercado de aviação por meio de cursos de educação profissional, graduação e pós-graduação.

 

O aluno que concluir o treinamento receberá uma certificação profissional internacional emitida nos moldes oficiais da universidade. A certificação tem reconhecimento internacional do setor aeronáutico, dada a certificação, acreditação e reconhecimento da ERAU.

SERVIÇO

 

Gestão da Receita de Aeroportos Regionais – CGRAR 001/2018

Inscrições: até 03/08

Nº de vagas: até 30 alunos

Modalidade: a distância

Duração: 50 h/a

Período do curso: 17/09 a 07/12/18

 

Introdução à Segurança Operacional de Aeroportos Regionais – CISOP 001/2018

Inscrições: até 03/08

Nº de vagas: até 30 alunos

Modalidade: a distância

Duração: 50 h/a

Período do curso: 17/09 a 07/12/18

Informações: capacitacao.aviacao@transportes.gov.br

Assessoria de Comunicação
Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil