A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) aprovou, na última terça-feira (21), a Resolução nº 487 que regulamenta a alocação de horários de chegadas e partidas em aeroportos coordenados, os chamados slots. As principais mudanças envolvem a publicação das informações sobre as operações aéreas pelo administrador aeroportuário e a aplicação da segregação de responsabilidades entre os entes que compõem a cadeia do transporte aéreo para atrasos e cancelamentos de voos.

Será aplicado um novo modelo de monitoramento que melhora a qualidade da informação, eliminando possíveis inconsistências e problemas de inexatidão de dados sobre operações aéreas envolvendo voos regulares e não regulares. Esse novo modelo promoverá o uso mais eficiente da infraestrutura aeroportuária em aeroportos coordenados por meio do combate ao mau uso dos slots, observadas as melhores práticas internacionais. Essas mudanças valerão a partir do dia 28 de outubro de 2018, quando terá início a próxima temporada de coordenação de aeroportos.

Os próximos aeroportos a serem coordenados com os novos termos do regulamento são: aeroporto de Guarulhos, Santos Dumont, Congonhas, Belém, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Foz do Iguaçu, Manaus, Maceió, Porto Alegre, Recife, Salvador, Vitória e Pampulha.

Para maiores informações do novo modelo de monitoramento, clique aqui.

 

FONTE: ANAC

Assessoria de Comunicação
Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil