abpv-rpu

21ª Reunião de Pavimentação Urbana (RPU)

Em conjunto com a TranspoQuip, a A Associação Brasileira de Pavimentação – ABPv realizará a 21ª Reunião de Pavimentação Urbana (RPU), uma oportunidade ímpar de encontro com profissionais, pesquisadores, acadêmicos e empresários do setor, além de secretários de estados e prefeitos municipais, de todo território nacional, para promoção do conhecimento e das novas tecnologias, bem como  oportunidade de negócios.

Para mais informações

Telefone: (21)  2233-2020/2263-5794

WhatsApp: (21) 98835-5125

Programação Prévia

RECICLAGEM DE PAVIMENTOS URBANOS

Descrição: Palestra abordando os tipos de reciclagem possíveis, em se tratando de pavimentos urbanos, quer seja in situ ou em usinas, com apresentação dos equipamentos e ensaios de dosagem do material, além do estado da arte da tecnologia no Brasil.

Palestrante: Valmir Bonfim

CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DO BINÁRIO ASFALTO-SOLO NO PROCESSO DE IMPRIMAÇÃO

Descrição:

Neste trabalho é apresentado um estudo de quais fatores influenciam na qualidade da emulsão asfáltica na imprimação e as possíveis explicações para essa influência através de estudos por MEV (Microscópio eletrônico de varredura) e penetração no solo. Também é apresentada uma emulsão asfáltica que mostrou bons resultados de penetração da emulsão no solo em menor tempo. Além disso, é apresentado um método de compactação dos corpos-de-prova com a prensa do SBR (Schulze-Breuer and Ruck) para os testes de imprimação no qual foi comprovado por métodos estatísticos.

Com tais estudos, é possível direcionar as empresas, pesquisadores e demais envolvidos na temática, sobre quais formulações utilizar de acordo com a estrutura e composição dos solos, já que são características de grande influência no processo de imprimação. Também a avaliação das variáveis podem levar a recomendações específicas de trabalho para o tratamento de base e para a aplicação de imprimação com o intuito de torná-las mais bem-sucedidas, como a umidade, compatação do solo e a escolha dos solventes e tensoativos. A pesquisa apresenta que os testes em laboratórios podem ser realizados em prensa SBR, e que esse equipamento possibilita usar menos matéria prima e ter resultados mais rápidos. Foi possível concluir que a formulação de emulsão com Redicote® E-11 e Redicote® E-620 apresenta ótimos resultados de desempenho no processo de imprimação, e foi, durante a pesquisa um novo produto inserido no mercado de asfalto e no catálogo da Akzonobel.

Palestrante: Ester Ternero Dalessi

TEMA LIGADO AO SETOR URBANO

Palestrante: Marcos Rodrigues Penido

PAVIMENTAÇÃO PARA BAIXO VOLUME DE TRÁFEGO

Palestrante: Fernando Augusto Junior

Descrição: Materiais de Pavimentação

Descrição: Drenagem Urbana

Descrição: Restauração, reciclagem e gerência de pavimentos

Descrição: Controle tecnológico de obras de pavimentação urbana

Descrição: Segurança e meio ambiente em pavimentação urbana

Palestrantes

Valmir Bonfim 

Valmir Bonfim nasceu em 1963 na cidade de Urânia, estado de São Paulo. Engenheiro civil formado pela pontifícia universidade católica de Campinas e mestre em engenharia pela escola politécnica da universidade de São Paulo. Atualmente é o responsável pela empresa DVS. Desde 1995, vem conjugando suas atividades profissionais com o meio acadêmico, publicando vários trabalhos e realizando palestras sobre fresagem e reciclagem de pavimentos. Autor do livro Fresagem de Pavimentos Asfálticos.

Marcos Rodrigues Penido 

O engenheiro civil Marcos Penido, de 56 anos, assumiu a Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais. Ele ocupava, desde o início de 2017, o cargo de secretário municipal de Serviços e Obras.

Marcos Penido é especialista em gestão de políticas públicas e de empreendimentos de infraestrutura urbana e habitação. Por sua reconhecida competência técnica, ampla experiência e perfil gestor, ocupou cargos estratégicos nas administrações estadual e municipal, atuando como secretário estadual de Habitação, presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras. Representou a CDHU no Programa das Nações Unidas para Meio Ambiente (Pnuma) na Iniciativa para Edifícios Sustentáveis e Clima (SBCI – Sustainable Building and Climate Initiative).

Ocupou a Secretaria Municipal de Serviços e Obras da Prefeitura de São Paulo, sendo responsável pelo comando de empreendimentos de infraestrutura urbana importantes para a cidade, que abrangem obras de edificações, mobilidade urbana e drenagem..

Ester Ternero Dalessi

Atua na área de suporte técnico, pesquisa e desenvolvimento para o mercado de Asfalto na AkzoNobel por 7 anos desenvolvendo formulações asfálticas e projetos visando as necessidades dos clientes e inovação. Formada em Química técnologica na PUC e Mestrado em Engenharia Química pela UNICAMP com a tese “Contribuição ao estudo do binário asfalto-solo no processo de imprimação”. Em fevereiro/2018, foi convidada pelo time de asfalto dos EUA para representar a Akzonobel palestrando sobre o tema de sua dissertação na Reunião Anual 2018 AEMA-ARRA-ISSA em Indian Wells, Califórnia

logo-linkedin